EMEF Sérgio Lopes promove uma Feira da Saúde para a comunidade

Rebeca Kroll

EMEF Sérgio Lopes promove uma Feira da Saúde para a comunidade
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Desde agosto deste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes promove uma Feira da Saúde para os alunos e famílias da Vila Renascença. Devido a grande distância entre a região e o posto de saúde mais próximo, o objetivo é levar as ações dele direto para a comunidade. Nesta quarta-feira (24) ocorreu a terceira edição da iniciativa que atendeu mais de 100 pessoas.

Foram ofertados serviços de vacinação, testagem de IST’s, auriculoterapia, atestados, pedidos de mamografia, pesagem, medição de altura e atualização de receitas. A ideia da atividade partiu da ESF Lídia que sugeriu uma parceria por ser a única unidade de saúde que abrange a região.

– A gente tenta concentrar o máximo de ações possíveis para que a comunidade tenha o acesso facilitado. O acesso do pessoal da Vila em termos de ônibus é complicado, então para chegar ao posto eles tem que caminhar bastante e as vezes com criança pequena isso fica mais difícil ainda. Por isso a parceria com a escola é a melhor coisa que existe – afirma a enfermeira Sharon da Silva Martins.

A diretora da EMEF, Andreia Schorn, conta que o colégio faz parte do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Educação e por isso conseguem ter um contato maior com a ESF. Para ela ações como essa são muito importantes para identificar os problemas que os alunos podem estar apresentando.

– Quando fazemos a feira a escola fica lotada, é algo muito procurado pela comunidade. Além disso, é uma forma a mais de cuidar das nossas crianças, pois através dessa parceria conseguimos promover ações de alimentação saudável, odontologia e saúde mental – relata a diretora.

Um dos colaboradores da Feira é o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Programa de Pós Graduação levou professores e alunos até o local para uma conscientização de parasitas. Os acadêmicos disponibilizaram um microscópio no qual a comunidade pode ver e aprender sobre pulgas, carrapatos, piolhos e sarna.

– Nessa região temos muitos problemas com a questão ambiental, com lixo, animais, zoonoses e suspeitas de casos de leishmaniose. Dessa forma, é importante fazer esse trabalho educativo e trazer a universidade até aqui para ajudar a comunidade a se prevenir – comenta a enfermeira.

A ESF e a escola planejam fazer mais uma edição da Feira em dezembro. Já para o ano que vem a unidade de saúde quer aumentar a frequência da ação para duas vezes por mês. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2022: Brigada Militar reforçará a segurança no domingo Anterior

Eleições 2022: Brigada Militar reforçará a segurança no domingo

Alunos de jornalismo da UFN produzem curta sobre distúrbios do sono Próximo

Alunos de jornalismo da UFN produzem curta sobre distúrbios do sono

Geral